+55-65-3052-7022 / 99603-3732

Pesca no Pantanal

  • Pôr do Sol na Baía de Siá Mariana
  • pousada 069
  • Peixes

Períodos de Pesca

  • Dourado

No Pantanal, a pesca só é permitida entre os meses de fevereiro a setembro. Entre os meses de outubro a janeiro, a pesca é proibida devido à Piracema, período em que os peixes sobem até as cabeceiras dos rios, nadando contra a correnteza, para realizar a desova e a reprodução. Este fenômeno é considerado essencial para a preservação da piscosidade das águas dos rios e lagoas. A escolha do melhor período para a pesca depende do volume de água acumulado nos rios durante os meses de chuva. Em anos de muita chuva, no mês de março será mais fácil pegar pacú, pintado e cachara. Caso não ocorra grande cheia, será possível pegar todos os peixes da região a partir do mês de março.

Embarcações

  • FOTOS POUSADA MUTUM PARA CD BX 004

A Pousada do Rio Mutum oferece toda estrutura para sua pescaria, barcos com motor de popa de 25hp, cadeiras giratórias, caixa térmica, piloteiros experientes e conhecedores da região. Na diária está incluída a limpeza e guarda do pescado. A pesca é efetuada somente no período matutino e vespertino. Não praticamos pesca noturna. Para a pesca amadora, em qualquer época do ano, será necessária a obtenção de licença de pesca junto ao IBAMA ou SEMA.

Normas e Regulamentos

Tipos de peixe encontrados na região do Pantanal (e o seu tamanho mínimo, exigido pela FEMA e IBAMA - LEI ESTADUAL 9.893 de 01/03/2013):

Barbado: 60 cm
Dourado: 65 cm (proibido na Bacia do Rio Paraguai)
Piavussu: 35 cm
Cachorra: 80 cm
Jaú: 90 cm
Pintado: 90 cm
Cachara: 83 cm
Jurupoca: 40 cm
Piraputanga: 30 cm
Curimbatá: 30 cm
Pacu: 46 cm

LEI ESTADUAL NÚMERO 9.893 DE 01/03/13

Ao pescador profissional fica permitido capturar semanalmente 125 quilos de peixes fica proibida a captura de peixes nativos para fins ornamentais, de aquariolifia e isca viva durante a piracema.

Ao portador de carteira de pescador amador ficou permitida a captura e transporte de até cinco quilos e um exemplar de peixes. 

Proibido a pesca do Dourado somente na Bacia do Paraguai e da Piraiba somente nas Bacias Amazônica, Araguaia/Tocantins.

Estabelecer a medida máxima e mínima de três espécies de peixes (o Pintado, o Pacú e o Cachara) -- somente Bacia do Paraguai - é outra novidade da lei. O Cachara poderá ser capturado se estiver entre as medidas 83cm e 112 cm; o Pacu se estiver entre as medidas 46 cm e 57 cm; o Pintado só pode ser pescado se estiver entre 90 cm e 115 cm. Às demais espécies o limite da medida é apenas mínima.

Não foi revogada a proibição do uso de anzol de galho. Ou seja, esta prática continua proibida em Mato Grosso.

Clique no link abaixo e saiba mais sobre as normas e regulamentos de Pesca em Mato Grosso.

O descumprimento destas condições sujeita o infrator a multa, detenção e processo perante a esfera federal.

Locais de pesca

Baía de Siá Mariana, Baía de Chacororé, Baía do Poli, Rio Cuiabá, Rio Tarumã, Rio Arrombado, Rio Tucum, Rio Mutum e corixos.

  • Tuvira

Tipos de iscas


A pesca esportiva, no pantanal, é feita utilizando os seguintes tipos de iscas: tuvira, muçum, camboatá, caranguejo, jejuns, minhoca e minhocuçu. Algumas destas iscas têm épocas próprias de utilização.

Calendário Lunar

As fases da lua são causadas pelas posições relativas da terra, sol e lua e representam a porção da face iluminada da lua que está voltada para a terra.

Fechar